Sensação e as forças na pintura

 sensação está no jogo de luz e cor, ou das impressões, para Cézanne - que criou a expressão 'lógica da sensação', na sua pintura a sensação está no corpo, num sentido de vibração, assim também como para Francis Bacon - "o que se tem de conseguir é uma sensação de vida. Quando se pinta um retrato, o problema é encontrar uma técnica capaz de expressar todas as vibrações de uma pessoa". Trata-se de pintar a sensação e registrar o fato, o fato pictorial, o fato intensivo do corpo, o fato da figura - o que é possível quando o corpo se encontra submetido aos diversos tipos de forças que agem sobre ele. É preciso que uma força se exerça sobre um corpo para que aja sensação.
 sensação está no jogo de luz e cor, ou das impressões, para Cézanne - que criou a expressão 'lógica da sensação', na sua pintura a sensação está no corpo, num sentido de vibração, assim também como para Francis Bacon - "o que se tem de conseguir é uma sensação de vida. Quando se pinta um retrato, o problema é encontrar uma técnica capaz de expressar todas as vibrações de uma pessoa". Trata-se de pintar a sensação e registrar o fato, o fato pictorial, o fato intensivo do corpo, o fato da figura - o que é possível quando o corpo se encontra submetido aos diversos tipos de forças que agem sobre ele. É preciso que uma força se exerça sobre um corpo para que aja sensação.
Deleuze e a pintura. In Deleuze, a arte e a filosofia.
Roberto Machado. R.J. Jorge Zahar Ed. 2009



