16.12.09

Sensação e as forças na pintura

Paul Cézanne
A condição desse duplo movimento é sensação a caminho de ultrapassagem da figuração pela figura. A figura é a forma sensível referida à sensação pois ela não se refere a um objeto, a algo que deveria representar. Ela age imediatamente sobre o sistema nervoso, sem intermédio do cérebro. Se para os impressionistas a sensação está no jogo de luz e cor, ou das impressões, para Cézanne - que criou a expressão 'lógica da sensação', na sua pintura a sensação está no corpo, num sentido de vibração, assim também como para Francis Bacon - "o que se tem de conseguir é uma sensação de vida. Quando se pinta um retrato, o problema é encontrar uma técnica capaz de expressar todas as vibrações de uma pessoa". Trata-se de pintar a sensação e registrar o fato, o fato pictorial, o fato intensivo do corpo, o fato da figura - o que é possível quando o corpo se encontra submetido aos diversos tipos de forças que agem sobre ele. É preciso que uma força se exerça sobre um corpo para que aja sensação.

Deleuze e a pintura. In Deleuze, a arte e a filosofia.

Roberto Machado. R.J. Jorge Zahar Ed. 2009